de Capuccini Brasil

Para eles: atividades físicas que podem ser feitas enquanto as crianças se divertem

SHARE
, / 499 0

 Dia dos Pais

A correria habitual do dia a dia, muitas vezes, impossibilita aos papais realizarem atividades físicas, mas é possível reservar um tempo para se exercitar, mesmo na presença dos pequenos. A educadora física Paula Ramos Pinto, mestre em Ciências pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), afirma que, inclusive, os bebês adoram observar e interagir com os pais durante exercícios, como alongamento e yoga, por exemplo. “Exercícios na piscina também são indicados. O ideal é buscar orientação com profissionais graduados em educação física para estruturar um programa que garanta a segurança do papai e dos pequenos, durante a execução dos movimentos”, destaca.

No caso das crianças maiores, a especialista indica atividades que envolvem caminhada e corrida. “Uma sugestão é puxar na memória aquelas práticas rotineiras da nossa infância, que ocupavam muito bem nosso tempo, quando não existiam tablets e celulares, como por exemplo, corridas de saco, corrida do ovo, pega-pega, vivo ou morto, peteca etc. Essas atividades são divertidas, podem ser realizadas em casa, estimulam o desenvolvimento motor das crianças e ainda ajudam os papais a manterem a forma, para acompanhar essa criançada cheia de energia”, declara.

Para os filhos que estão na pré-adolescência, a indicação é optar por atividades nos parques, passeios de bicicleta, patins, skate e outras práticas esportivas. “Além disso, os videogames mais atuais com sensores de movimento também são uma boa opção para aproximar pais e filhos. Esses recursos oferecem jogos divertidos de dança e esportes que os adolescentes adoram”, ressalta.

Com todas essas dicas, os papais podem se exercitar e levar uma vida cada vez mais saudável. “De acordo com a organização mundial da saúde, a inatividade física é considerada fator de risco para desenvolver doenças cardiovasculares. Os pais são os melhores exemplos para incentivar os filhos a terem hábitos saudáveis. Além dos benefícios, a prática de exercícios entre pais e filhos é um momento em que compartilham experiências e passam mais tempo juntos. Aproveite o Dia dos Pais para estreitar laços e cuidar da saúde junto com seus filhos”, finaliza.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

PASSWORD RESET

LOG IN