de Capuccini Brasil

Cuidados específicos para olheiras

SHARE
, / 524 0

O que são olheiras e como elas aparecem?
São pigmentações de tons azulados ou arroxeados que aparecem abaixo dos olhos, na pálpebra inferior, que também pode afetar a pálpebra superior. Na verdade, elas se formam devido ao depósito de um pigmento chamado hemossiderino, derivado do ferro. Esse pigmento é que causa a cor azulada e arroxeada. Mas também pode haver o acúmulo de um outro pigmento chamado melanina, marrom.

Olheiras são derivadas de noites mal dormidas?
Na verdade, elas não são só consequência de noite mal dormida. Há olheiras agudas – noites mal dormidas, cansaço excessivo, ingestão de bebidas alcoólicas – e as olheiras crônicas, cuja pré-disposição genética influencia bastante – muito comuns em pessoas de origem árabe, por exemplo. Há também olheiras em pessoas com problemas nasais, como desvio de septo e rinite. Elas têm problema na microcirculação, onde o sangue vai para fora dos vasos, o que faz com que o pigmento de homissiderina se deposita na pele. Portanto, sempre que o paciente apresenta problema nasal, oriento primeiro procurar o auxilio de um otorrino.

Muitas mulheres reclamam das olheiras apesar de não terem noites mal dormidas? O que pode ser?
Genética, bebida alcoólica, cigarro etc.

É verdade que descendentes de árabes e indianos têm mais predisposição para carregar as olheiras? Por quê?
Sim. Os indianos, árabes e até mesmo pessoas do Mediterrâneo têm maior pré-disposição a olheiras.

Quais são os tipos de tratamento para olheiras mais claras e aquelas mais escuras? Qual a frequência e duração desses tratamentos?
O tratamento deve ser ficado de acordo com a causa. Pode haver um depósito de melanina ou depósito de homissiderina. Para cada caso, há um tratamento. No caso das olheiras mais comuns arroxadas/azuis, o tratamento é a base de laser que visa a matar o pigmento na derme, onde a olheira fica. O laser é o Q SWITCHED (nome comercial SPECTRA). São necessárias 10 sessões, uma por semana, depois uma sessão por mês, de acordo com a gravidade do quadro. No caso de olheiras causas por melanina, associo o SPECTRA a luz pulsada.

O laser é ainda uma boa opção de tratamento?
Sim. É uma boa opção. Ou luz pulsada, para olheiras com melanina, ou laser SPECTRA para olheiras causas por homissiderina. Às vezes, o paciente tem os dois casos, além de olho fundo, que pode ser tratamento com preenchimento à base de ácido hialurônico. Em casa, o paciente pode usar cremes à base de vitamina K e ativos que melhoram a microcirculação local, o que ajuda esta região, muito afetada pelas rugas também.

A alimentação influencia no aparecimento de olheiras?
O excesso de bebida alcoólica, o cigarro. Não existe uma relação típica com um determinado alimento. O estresse crônico pode piorar o quadro.

Como evitar as olheiras?
Se for uma olheira aguda, ter boas noites de sono, estresse, fumo e bebida alcoólica. Se for pré-disposição genética, ou seja, crônica, é difícil evitar, mas um cosmético específico para esta área pode ajudar, e muito.

Consulte as opções em tratamento anti olheiras, bolsas e rugas que a Germaine pode lhe oferecer.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

PASSWORD RESET

LOG IN